O Power Query é um suplemento de Excel que permite melhor manipulação de dados. Com ele é possível conectar a diversas fontes, transformar os dados e combiná-los, ou seja, você pode unir e vincular informações de vários relatórios, o que leva a análise de dados no Excel a um novo nível.
Em geral, o Power Query vem instalado no Excel desde a versão 2013, mas em alguns casos ele pode estar desabilitado ou não estar presente.
Como Habilitar o Power Query no Excel
Antes de instalar o Power Query, vamos verificar se ele já está instalado, mas apenas desabilitado.
- No Excel, acesse o menu Arquivo – Opções.
- Acesse Suplementos – Gerenciar e escolha a opção Suplementos de COM
- Marque a opção Microsoft Power Query para Excel e clique em OK.
Se a opção não estiver disponível, você deve instalar o Power Query seguindo os passos abaixo.
Como Instalar o Power Query no Excel
- Faça o download gratuito do Power Query neste link: https://www.microsoft.com/pt-BR/download/details.aspx?id=39379
- Inicie o arquivo de instalação e siga os passos na tela.
- Se você ainda não identificar o Power Query, siga os passos anteriores para habilitá-lo.
Onde o Power Query pode ser usado
O Power Query possui incontáveis aplicações. Particularmente uso para consolidação de planos de ação de diversas áreas de minha empresa, o que me permite descentralizar os planos, mas gerar relatórios unificados. Também uso na Planilha de EPI, que é vendida Loja da Luz.
Mais Informações
Você pode obter mais informações sobre o Power Query neste artigo da Microsoft: O que é o Power Query?