Dicas de Excel

Como usar PROCV para Buscar COLUNAS À ESQUERDA

PROCV é uma das funções mais úteis do Excel para buscas. Com ela você consegue buscar um valor em uma lista utilizando uma busca na primeira coluna. Pode parecer complicado, mas é fácil de entender com um exemplo:

No exemplo acima, note que foi possível obter, na célula B9, a população do estado selecionado usando a função PROCV. A função tem a seguinte sintaxe:

PROCV (valor_procurado; intervalo_busca; núm_coluna; corresp_exata)

valor_procurado = o valor que você vai buscar na lista (no caso, MG)
intervalo_busca = intervalo onde a busca será realizada (nesse caso, F3:H8)
núm_coluna = de qual coluna do intervalo o valor será obtido (no caso, da terceira coluna: 3)
corresp_exata = VERDADEIRO ou 1 se uma valor aproximado puder ser usado / FALSO ou 0 se o valor deve ser exato (em 99% das vezes você vai usar essa opção)

Dica: a busca por valor_procurado vai ocorrer sempre na primeira coluna do intervalo. No intervalo F3:H8, usado no exemplo, a busca será feita na coluna F (onde estão as siglas dos estados).

Fácil, né?

Mas e se você quiser buscar, ao invés da população, o nome do estado? PROCV faz a busca na primeira coluna e os resultados devem ser obtidos das colunas à direita. Infelizmente o Excel não permite buscar à esquerda com PROCV.

Entretanto e felizmente, o Excel possui uma grande gama de funções de busca e localização. Para conseguir fazer uma busca à esquerda usaremos as funções ÍNDICE e CORRESP.

Funções ÍNDICE e CORRESP para busca de dados

Com o uso dessas duas funções em conjunto, podemos resolver o problema acima. Primeiro vamos entender a sintaxe de cada uma delas.

ÍNDICE(intervalo; núm_linha) – retorna o valor em um intervalo na posição indicada por núm_linha. Veja um exemplo:

No intervalo B3:B8 a terceira linha retorna o Mamão

CORRESP(intervalo; valor_procurado; corresp_exata) – informa qual o número da linha do intervalo em que valor_procurado está. Veja um exemplo:

No exemplo, a função identificou que Morango está na posição 5 do intervalo B3:B8

Agora que entendemos como funcionam as duas funções, podemos colocar em prática para realizar buscas à esquerda:

Em resumo, a função CORRESP vai buscar a posição de MG no intervalo F3:F8 (vai encontrar 2). A função ÍNDICE retorna o valor na linha 2 (retornada por CORRESP) do intervalo E3:E8 (vai encontrar Minas Gerais). Está feita nossa busca à esquerda.

Com o tempo você pode praticar a usar sempre a combinação ÍNDICE e CORRESP para buscar dados, mesmo à direita. Ela possui várias vantagens sobre PROCV, especialmente em buscas em tabelas com dezenas de colunas.

Espero que esse conteúdo tenha ajudado e se ainda tiver dúvidas, deixa aqui nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *